Verão sem pragas

Saiba como afastar pernilongos, baratas e outros insetos que começam a se manifestar com o tempo quente.

Com a proximidade do verão, formigas, baratas, pernilongos e pulgas começam a visitar nossas casas, pois o calor favorece o desenvolvimento dos insetos. Para minimizar a presença desses visitantes, alguns cuidados podem ajudar bastante, como o uso de telas e inseticidas e a manutenção da limpeza dos ambientes. É só deixar panelas abertas com comida, lixo acumulado, migalhas de comida pelo chão que facilmente os insetos começam a surgir. Confira algumas dicas para evitar essas visitas incômodas!

Destrua o ninho das formigas
Para acabar de vez com as formigas, a melhor solução é destruir o ninho delas. Usar inseticidas direto no foco é certeiro, mas como nem sempre sabemos onde está o ninho, você pode aplicar o produto nos cantos dos cômodos e onde elas circulam, como móveis. Há dicas caseiras simples, mas que apenas aliviam o problema (não resolvem), como, por exemplo, colocar cravo-da-índia perto do formigueiro.

Feche as portas para as baratas
Ambientes úmidos e quentes, canos de esgoto, caixa d´água, cisternas e jardins atraem as baratas voadoras. Aquelas tipicamente domésticas são mais comuns em depósitos de alimentos, pias e frestas na alvenaria.
Retirar caixas de papelão e deixar vazio e limpo os espaços que possam ser tocas de baratas, assim como o fechamento de janelas e portas, são atitudes que dificultam a presença destes insetos em casa. Para combatê-las, o uso de inseticida em gel no caminho das baratas, assim como inseticidas em ralos, são uma boa saída.

Telas e repelente nos mosquitos
Criar uma barreira física, como o uso de telas em janelas, pode ajudar a evitar a entrada de mosquitos e pernilongos nos ambientes, mas o que combate de vez a presença destes insetos é destruir o criadouro. Como, na maioria das vezes, é difícil localizar onde ficam os criadouros, a solução, além das barreiras, é o uso de repelente, um método paliativo para afasta-los temporariamente. Há opções de repelente em aerossóis, de citronela e elétricos. Ar-condicionado também é uma opção para afastar pernilongos e mosquitos.

Higienize os animais e livre-se das pulgas
Para quem tem cães ou gatos, dê banho nos bichinhos periodicamente. Escová-los com frequencia também é essencial. Estas ações são a melhor maneira de combater as pulgas, já que elas não gostam de se espalhar pelos ambientes, porém, manter a casa limpa e arejada também é importante. Quando as pulgas já estão nos animais, é necessário o auxílio de produtos específicos, que devem ser recomendados por veterinários.

Por: Mirela Claudino

© 2013 Solução Casa | Todos os direitos reservados.