Jardins bem cuidados também têm espaço em apartamentos

Conheça dicas para iniciar ou incrementar um cantinho mais verde na sua casa, mesmo em espaços pequenos.

Não há quem resista a pelo menos um vaso de flores para enfeitar e trazer a natureza para perto, dentro de nossa residência. Geralmente, para os moradores de casas, se torna mais fácil montar um belo jardim, no quintal ou na garagem. Outra opção muito utilizada é o jardim de inverno, espaço na área interna, construído sob medida e de acordo com as preferências de cada morador quando da escolha das espécies de plantas a serem cultivadas.

A ideia do jardim de inverno é também uma ótima opção para os apartamentos, tanto para os de maior metragem, quanto para os menores, como os apartamentos do estilo Studio, em crescimento nas grandes cidades. Neste último caso, quando o espaço disponível não é tão amplo, é possível usar a criatividade e montar um jardim, seja na varanda ou em um pequeno espaço dentro do apartamento.

Uma das opções são os jardins verticais, que além de ocuparem pouco espaço, são práticos de serem montados. Avalie o espaço disponível, e onde serão dispostas as plantas, pensando nas melhores condições para o cultivo. Por exemplo, se o jardim estiver em um local sombreado, vale a pena optar pela samambaia ou pela renda portuguesa. Já em partes da casa onde bate o sol ao menos em parte do dia, podem ser escolhidas as suculentas. Não se esqueça também de levar mais colorido para a residência, com vasos de violetas, bromélias ou orquídeas, que se adaptam bem a ambientes internos.

Após definidos os locais e plantas a serem cultivadas, é hora de pensar na disposição dos vasos. A instalação de vasos de madeira, de fibra de coco, cerâmica ou plástico nas paredes ou nas grades das varandas, é uma alternativa fácil e econômica para iniciar o seu jardim vertical. Também é possível cultivar as plantas em placas presas às paredes ou em blocos pré-moldados.

A imaginação em conjunto com a escolha de bons objetos de jardinagem torna possível a criação de belos espaços verdes nas residências. Não faltam opções disponíveis no mercado, como vasos de diferentes tamanhos e formatos, ou kits completos para jardim, muitos deles fabricados com material reciclável, com preços mais atrativos e tornando seu cantinho ainda mais sustentável.

Por: Luciana Reis

© 2013 Solução Casa | Todos os direitos reservados.