Crie esse hábito!

Mudando hábitos para ter uma casa mais limpa!

Você sabia que ao tirar os sapatos e tênis quando se entra em casa você pode reduzir em até 85% a quantidade de poeira, sujeira e bactérias que invadem a casa todos os dias?

Pois é! Tirar os sapatos ao entrar em casa é uma questão de higiene!

De acordo com a Agência Nacional de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), uma simples caminhada na rua faz com que 96% dos calçados adquiram contato com germes e bactérias que ao entrarem na sua casa causam doenças e infecções.

Uma simples ida a um banheiro público já pode fazer com que esses indesejáveis hóspedes peguem carona em nossos sapatos.

No Japão já é um hábito muito comum retirar os próprios calçados assim que se entra na própria casa ou na casa de algum amigo ou parente. Existe uma área especial na entrada das residências, chamada degenkan, onde os sapatos e tênis são colocados.

Aqui no brasil o costume está cada dia mais presente e os anfitriões seguindo a etiqueta de boas maneiras não podem obrigar suas visitas a tirarem os sapatos, mas podem sugerir a prática com uma plaquinha fofa como mostra a imagem ao lado, além de oferecerem chinelos e pantufas em uma cesta na entrada para que todos se sintam à vontade.

Para reduzir ainda mais os riscos é ideal limpar os calçados regularmente. Uma mistura de água e sabão nunca falha!

Por: Caroline Poletto

© 2013 Solução Casa | Todos os direitos reservados.