Paredes coloridas: como usar

Paredes coloridas e os significados das cores para não errar na decoração.

Muitas vezes pensamos em mudar a decoração de algum cômodo, mas não sabemos nem por onde começar. Um jeito rápido, barato e descomplicado para solucionar este problema é mudar a cor das paredes. Dependendo do ambiente, do tamanho e dos móveis que você tem, talvez uma parede colorida seja suficiente para mudar e dar um up no visual.

Paredes coloridas são uma boa alternativa para quem paga aluguel e não quer ter muito trabalho quando o contrato acabar. Algumas demãos de tinta branca são mais fáceis de fazer do que tapar buracos de pregos ou tirar um papel de parede.

É importante lembrar que uma decoração colorida é muito bonita quando as cores combinam, mas pode ser um erro difícil de corrigir quando falta harmonia. Para não complicar, escolha uma base neutra nos móveis e brinque com as cores de objetos menores combinando com a parede.

Paredes coloridas dão um toque de personalidade e elegância no ambiente, mas as influências das cores vão muito além da decoração. Antes de partir para a pintura é preciso pensar sobre as energias que estas cores vão trazer para o seu dia-a-dia.

A técnica chinesa Feng Shui analisa como o fluxo de energia nos ambientes podem trazer benefícios aos seus moradores. Para que esta energia seja positiva e saudável é preciso analisar o que cada cor representa e adaptar ao que você quer para aquele cômodo.

Confira a lista e tire suas dúvidas sobre cada cor:

Vermelho: dá ideia de força, agitação e vitalidade. Por ser uma cor muito chamativa é ideal que seja usada com cautela.

Laranja: estimula criatividade e comunicação. Fica excelente em áreas sociais, como a sala e a cozinha.

Amarelo: ilumina o ambiente e é um ótimo estímulo para atividades intelectuais. Recomenda-se usar moderadamente em tons fortes.

Azul: dá sensação de sossego e calmaria. Estimula interiorização, mas deve ser usada com prudência, pois o excesso pode causar sono e angústia.

Lilás: traz tranquilidade, paz de espírito e tem efeito calmante. Se usada em excesso pode gerar ansiedade.

Verde: tem efeito revigorante e energético. Melhor se usado em tons claros, pois tons fortes podem dar sensação de opressão e mal estar.

Por: Marina Ferrarezze

© 2013 Solução Casa | Todos os direitos reservados.